Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 de abril de 2013

Top 5 #6 - Os Animes Mais Longos da História

E provavelmente você ainda não conhece eles!
Está no ar mais uma edição do Top 5. Dessa vez, apresentando para a audiência um especial com os animes mais longos da história. Provavelmente muitos são desconhecidos por aqui, mas por lá, são populares o suficiente para terem animações com mais de mil episódios!

Lembrando que o critério para estar no ranking é a quantidade total de episódios de uma série, e não duração por minutos ou horas. Obras que continuam em outras séries (como Sailor Moon, que continua em Sailor Moon R, S, Stars etc) foram contabilizadas por cada série televisiva individualmente, ou seja, os episódios não foram somados.

One Piece, Naruto, Pokemon e outros não aparecerão aqui. Para se ter noção da duração das séries desse top, a quinta colocada tem nada mais nada menos que 1471 episódios. Com vocês, Once Upon a Time in Japan (Manga Nippon Mukashibanashi).

5°Once Upon a Time in Japan (Manga Nippon Mukashibanashi)
Manga Nippon Mukashibanashi. Finalizado com 1471 episódios

Com 1471 episódios totais, o anime infantil começou a ser transmitido em 1976 e ficou no ar até 1995. A cada programa de 25 minutos eram contadas duas histórias, ou seja, dois episódios.

A ideia da série era adaptar contos populares do Japão em animação. Como sabemos que a Terra do Sol Nascente tem uma cultura muito rica no campo dos mitos, olha só quantos episódios deu para fazer! Um dos segredos da série, para não cair na repetição, era fazer um rodízio das equipes criativas.

Porém, chegou uma hora em que não dava mais. Após muitas e muitas reprises, a equipe de produção encerrou a produção da série em 1995. Porém, por tratar de algo tão entranhado nas raízes dos japoneses (para falar a verdade, da sociedade em geral), a obra ainda é amplamente difundida por lá.

4°Kirin Monoshiri Kan
Kirin Monoshiri Kan. Finalizado com 1565 episódios. A falta de informações sobre a série me levou a ilustrar essa posição com a imagem de um cachorrinho fofinho nada a ver

Um concorrente "desleal", talvez, já que cada episódio da série possui apenas 5 minutos. A série ficou no ar de 1975 a 1979, rendendo um total de 1565 episódios. Poucas informações sobre a série pela internet, mas se tratava de um shounen.

Cada programa exibia até seis episódios por semana, e isso foi o suficiente para que em cinco anos a série alcançasse o quarto lugar no ranking dos animes mais longos do Japão no que diz respeito a quantidade de episódios.

3°Nintama Rantarö
Nintama Rantarö. 1686 episódios. Em andamento

Anime que surgiu a partir da adaptação do mangá Rakudai Nintama Rantarö, cuja exibição começou em 10 de abril de 1993 e está no ar até hoje pelo mesmo canal, a NHK, canal governamental do Japão.

Com 1686 episódios até aqui, a duração de cada um varia bastante. Podendo ter um programa com três episódios de 10 minutos, com dois de 15 ou apenas um com 30 minutos. 

Também é uma série infantil com cunho educativo. É uma fórmula que dá muito certo por lá. Na história, Rantarou, Shinbei e Kirimaru são ninjas aprendizes na academia Ninja Gakuen e estão no primeiro nível de aprendizado, onde são chamados de Nintamas. Uma brincadeira com ninja (auto-explicativo) e tama (ovo).

A série não dá sinais de desgaste, tanto é que para 2013 é planejado um novo live-action. A série já possui um, lançado no ano de 2011.

2°Doraemon
Doraemon. Primeiro anime encerrado com 1787. Novo anime em andamento

Esse até passagem pelo Brasil teve. Apenas 15 episódios na extinta rede Manchete, mas o anime medalha de prata do ranking já esteve entre nós! Doraemon começou a ser exibido em 1979 e essa série televisiva foi encerrada em 2005, com 1787 episódios.

Doraemon é um gato robótico que veio do futuro para ajudar Nobita e seus companheiros. O gato pode tirar do seu bolso mágico itens futurísticos para auxiliar seus companheiros nessa jornada sem fim.

Por que sem fim? Bem, o primeiro anime foi encerrado em 2005, mas no mesmo ano um novo foi produzido, e continua no ar até hoje. Além disso, o autor de Doraemon faleceu em 1996, o que fez com que o mangá fosse encerrado com 45 volumes.

Até foram produzidos alguns finais nos mangás da série que são publicados por outros autores, mas que foram praticamente ignorados já que após eles eram publicados capítulos que ignoravam o fato de que esses finais deveriam fechar a história. Bem justificável. Afinal, a franquia faz um enorme sucesso, e encerrá-la oficialmente seria cometer um erro - dos grandes - do ponto de vista comercial.

Para saber mais sobre Doraemon, acesse o parceiro J-Wave que produziu em 2009 uma matéria interessantíssima sobre a série.

1° Sazae-San
6917 episódios. Em andamento

Chegamos! Eis o anime mais longo de toda a história. Sazae-San está no ar desde 1969 semanalmente pela TV Fuji e está se aproximando dos 7 mil episódios!

Cada um possui 10 minutos de duração, sendo três episódios por semana. Aqui, mais um anime infantil e educativo que, pasmem, sempre fica no topo dos mais assistidos por lá!

A história é bem simples. Gira em torno uma mãe chamada de Sazae e sempre aborda temas tradicionais e simples. Em um dos episódios, a protagonista vai a um novo shopping e se perde. E só.

É um anime para a família que também não demonstra sinais de desgaste. Pelo contrário. Como citamos, continua sendo líder. 40 anos de estrada sem perder o fôlego.

Esse foi mais um top 5. Espero que tenham curtido e até a próxima!

Agradecimentos aos sites consultados:
AniDB
AnimeNewsNetwork
MyAnimeList
IMDB

J-Wave
  1. Muito bom cara, esses animes são realmente muitos longo, que isso.

    ResponderExcluir
  2. Cara, adorei esse top! Sempre tive curiosidade em saber sobre os animes mais populares no Japão. Sempre tive curiosidade em assistir Doraemon, pena que nenhum fansub atual legenda, tenho grande interesse, mesmo sendo taxado como um anime infantil!

    Parabéns pela matéria! ^^

    ResponderExcluir
  3. Achei que detetive conam entrasse na lista!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu acabei de conhecer o seu Blog e ADOREI!!!
    Eu tentei achar uma imagem do anime que você falou...
    Mas eu acabei vindo parar aqui: http://koti.phnet.fi/otaku/historia/allanime1960-1980.html
    E aqui: http://www.animemorial.net/en/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pelo link! Verei se acho uma imagem desse anime pra ilustrar =)

      Excluir
  5. Melhor começar a ver One Piece logo, pq quando chegar nos 1000 já era...

    ResponderExcluir
  6. Você sabe algum fansub que legende esses animes ? mesmo que seja americano .. ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns desses saíram em DVD's nos EUA, ou seja, com legendas e áudio no idioma. Claro que não todos os episódios, mas uma seleção com os melhores.

      Excluir
  7. E eu pensava que One Piece era pior, mais esse pelo amor de deus quantos episodios o.O

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá, seguem dois sites com imagens do anime que está faltando e, para os mais curiosos, um vídeo de uma reprise do mesmo gravado em 1987 do canal TNN do Japão:

    - Imagens: http://www.animemorial.net/en/169-Monoshiri-Yakata
    http://kiokunokasabuta.web.fc2.com/kiokuobi.html

    - Vídeo: http://nicoviewer.net/sm17878794

    PS: No vídeo há alguns comerciais da época (1987), que passam antes do anime iniciar, são também interessantes (curiosos), para ir direto para o anime pule para 7:35.

    É isso aí, espero ter contribuído de alguma forma.

    ResponderExcluir
  10. cara perpara que quando pokemon acabar vai esta nesa lista

    ResponderExcluir
  11. foto do ond piece nao gosto muito desse anime

    ResponderExcluir
  12. one piece e naruto são os mais longos atualmente

    ResponderExcluir
  13. One Piece vai acabar em segundo nessa lista .-.

    ResponderExcluir
  14. Pokémon tem mais episódios que one piece (763) só 125 dublado, Pokémon dublado tem 802 fora os filme dublado,e Pokémon x y e ainda tão lançando mais episódios de Pokémon até hj

    ResponderExcluir
  15. E para as pessoas q falou one piece vai aparecer nessas lista q 5°lugar tem 1471 EP, vai demora +10 anos aínda

    ResponderExcluir
  16. No doubt this is an excellent post I got a lot of knowledge after reading good luck. Theme of blog is excellent there is almost everything to read, Brilliant post. Anime Forums

    ResponderExcluir

Pesquise